ENTREGA PARA TODO BRASIL

   COMPRE ONLINE RETIRE NA FÁBRICA

   10X S/JUROS NO CARTÃO OU 10% NO PIX

   FABRICAÇÃO PRÓPIA

   WHATSAPP: 11 2476-1722

Combinação de cores: aprenda de uma vez por todas como combinar tons em seus móveis de MDF

Combinação de cores: aprenda de uma vez por todas como combinar tons em seus móveis de MDF

A combinação de cores é fundamental para garantir um ambiente visualmente agradável e harmônico. Por isso, saber quais cores combinar em seus móveis planejados é essencial para alcançar uma boa decoração.

Além de colaborar com a estética, a também pode ser funcional e servir como divisão para organização, ou até identificar o móvel e o que há nele. É preciso também levar em consideração a mensagem a ser transmitida, como seriedade, acolhimento, profissionalismo, entre outros.

Continue a leitura para saber mais sobre quais as melhores cores para móveis em MDF.

Como fazer a combinação de cores do modo certo? 

A combinação de cores em móveis planejados pode parecer um desafio, mas é mais simples do que você pensa.  Aqui estão algumas dicas para garantir que a paleta de cores escolhida seja harmoniosa e visualmente impactante:

Entenda a teoria das Cores

A teoria das cores é um campo de estudo que explora como as cores interagem entre si e como as percebemos e interpretamos. Desenvolvida ao longo dos anos por cientistas, artistas e estudiosos, abrange conceitos como o círculo cromático, cores primárias e secundárias, entre outros.

Sendo assim, a teoria das cores é uma grande aliada para criar boas combinações em móveis planejados . Veja um resumo de seus principais conceitos:

Círculo cromático:

  • Cores complementares: são cores opostas no círculo cromático e criam contraste visual quando combinadas. Exemplo: vermelho e verde.
  • Cores análogas: são cores próximas no círculo cromático e geralmente harmonizam bem entre si. Exemplo: azul, azul-verde e verde.
  • Cores triádicas: são conjuntos de três cores igualmente espaçadas no círculo cromático. Proporcionam equilíbrio e variedade. Exemplo: amarelo, azul e vermelho.

Utilize a psicologia das cores

Cada cor está associada a uma emoção, por isso é preciso pensar no que o seu ambiente deve transmitir.  Por exemplo: azuis tranquilizam, vermelhos estimulam e verdes remetem à natureza. 

Ao entender a psicologia por trás das cores, é possível criar ambientes que despertam emoções específicas e deixam o local mais harmônico com a sua proposta. Exemplo: um escritório precisa passar seriedade e profissionalismo, nesse caso, as cores vibrantes e alegres representam o contrário da proposta.

Comece com uma base neutra

Para evitar excessos ou ambientes visualmente poluídos, considere começar com uma base neutra. Brancos, cinzas e tons terrosos servem como uma tela em branco, permitindo que cores mais vibrantes ou escuras se destaquem de maneira equilibrada através de móveis e objetos de decoração.

Regra do 60-30-10

Uma abordagem eficaz é seguir a regra do 60-30-10. Isso significa que 60% do espaço é dominado por uma cor principal, 30% por uma cor secundária e 10% por uma cor de destaque. Essa proporção ajuda a criar combinações equilibradas, e evita excessos desagradáveis. 

regra 60-30-10

Imagem: Blog Wood Prime

Considere o contexto do ambiente

A cor dos móveis planejados deve ser considerada em relação ao contexto do ambiente. Avalie as cores das paredes, pisos e outros elementos presentes. Cores que funcionam bem isoladamente podem não funcionar combinadas com determinadas combinações, por exemplo, verde e vermelho (fora da época do Natal).

Mantenha a coesão visual

Para uma estética agradável, mantenha a coesão visual ao longo do espaço. Ou seja, mantenha um certo padrão nas cores do ambiente, de forma que o cômodo não fique com elementos desconexos. 

Isso não significa que todos os móveis planejados precisam ter a mesma cor, mas é necessário que haja uma ligação visual entre eles, seja por meio de tons semelhantes ou de uma paleta complementar.

Se inspire em estilos de decoração

Para te auxiliar na escolha de combinação de cores, você pode buscar inspiração em estilos que você se identifique ou que mais fazem sentido com o ambiente. Por exemplo, o estilo romântico conta com cores pastéis, enquanto a decoração minimalista apresenta tons off white e cinzas.

Conhecendo os tipos de decoração que mais te agradam podem te proporcionar uma noção maior de como combinar as cores, baseado em sua preferência. Você também pode usar ferramentas de colorimetria para encontrar paletas de cores que combinam entre si.

Variação de tons na combinação de cores

Existem muitos tons que podem ser utilizados e combinados em móveis planejados, deixando-os mais personalizados e integrados com o ambiente. Confira os tons mais utilizados: 

  • Nudes e neutros: móveis em tons nude, bege e cinza-claro proporcionam uma estética sofisticada e versátil. Excelentes para espaços que buscam uma estética mais versátil e básica.
  • Tons escuros: cores como grafite, verde-escuro e azul-marinho são a escolha ideal para quem curte uma decoração mais impactante e marcante. Mas cuidado, devem ser usados com moderação, ou junto com tons neutros para evitar a sensação de opressão.
  • Tons vibrantes: móveis em tons alegres, como amarelo, laranja e vermelho, criam pontos de destaque. Ideal para ambientes que buscam uma atmosfera dinâmica e estimulante.
  • Tons terrosos: já os tons terrosos, como ocre, terracota e marrom-avermelhado, proporcionam uma sensação rústica. Ótimos para ambientes que buscam uma estética orgânica e acolhedora.
  • Metálicos e acabamentos diferenciados: detalhes metálicos em móveis planejados em tons metálicos, como ouro, prata ou cobre, adicionam um toque moderno e luxuoso. Ideais para ambientes contemporâneos e sofisticados.

Quais as melhores combinações para móveis de MDF?

Os móveis de MDF possuem o poder de transformar o ambiente unindo estética e funcionalidade. Ao combinar cores em móveis planejados, você projeta tendências e deixa o ambiente mais dinâmico e impactante.

Aqui estão algumas sugestões e exemplos de combinações de cores para móveis:

Armário de cozinha: tons suaves e claros para criar uma cozinha luminosa e acolhedora. Também é comum usar tons neutros como bege e cinza para trazer modernidade e sensação de limpeza. Os melhores móveis planejados estão na Marcena, personalize com as cores e medidas que preferir!

Guarda-roupas: tons neutros e suaves para proporcionar neutralidade e integração com o quarto, já que normalmente esse não é um móvel de destaque.

Estantes: esse móvel permite uma grande variedade de combinações, por ser um elemento visualmente chamativo. Tons vibrantes unidos a tons naturais geram um contraste harmonioso.

Mesa de cabeceira: tons quentes e neutros para adicionar calor e leveza ao quarto, deixando o ambiente ainda mais acolhedor e aconchegante.

Gaveteiros para quarto infantil: aqui temos a possibilidade de usar as cores que não usamos em outros cômodos. A combinação de tons vivos com tons suaves estimula a criatividade, e remete ao descanso e conforto.

Onde encontrar e encomendar móveis MDF sob medida?

Os melhores móveis planejados sob medida você encontra na Marcena, a primeira marcenaria 100% online! Aqui nós tiramos suas ideias do papel com máxima qualidade e com os melhores materiais. Tenha seu móvel planejado do seu jeito, com a praticidade da nossa loja online.

Aqui você encontra diversos móveis sob medida para diferentes cômodos, com orçamento e coleta de medidas feito de forma totalmente online e em tempo real. Conte com a facilidade da marcenaria online, projetamos, fabricamos e personalizamos tudo para você! Clique aqui e confira.

VEJA OUTROS CONTEÚDOS

Ficou Alguma Dúvida

Se ainda estiver com qualquer dúvida não deixe de nos enviar uma mensagem, chama no whats ou ligue.

Estamos aqui para ajudar.

Ou envie sua mensagem abaixo

Horas :
Minutos :
Segundos

— compre seu móvel sob medida —

dia do frete grátis
28/04/2024

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência em seu acesso.