Chapa de Madeira – OSB

Utilizamos recentemente o material OSB em um stand de venda de acessórios de moda, para isso realizamos uma pesquisa sobre o material que colocamos abaixo.

O OSB (da expressão inglesaOriented Strand Board, em português Painel de Tiras de Madeira Orientadas) é um material derivado da madeira, composto por pequenas lascas de madeira orientadas em camadas cruzadas seguindo uma determinada direção, que lhe conferem alta resistência e rigidez. É um produto bastante usado na construção de edifícios de madeira, devido ao seu baixo custo e facilidade de aplicação.

O OSB nasceu nos Estados Unidos como uma segunda geração do waferboard, produto desenvolvido em 1954 pelo Dr. James Clarke. Enquanto no waferboard (imagem da direita na ilustração acima) as tiras eram menores e aplicadas em todas as direções, o OSB utiliza tiras maiores e orientadas.

A partir da sua introdução no mercado norte-americano, a chapa estrutural foi rapidamente aceita, substituindo os demais painéis no segmento de construção residencial. Os países que mais utilizam estas chapas são os Estados Unidos e o Canadá, com destaque para o uso na construção civil, devido às suas características físicas e mecânicas que possibilitam seu emprego para fins estruturais.

Nestes países, a partir da década de 90, o OSB passou a competir em larga escala com as chapas de compensado. Atualmente, todos os códigos de edificações americanos e canadenses reconhecem a qualidade do material para os mesmos usos que a madeira compensada.

fonte: wikipedia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Oriented_Strand_Board)

O que significa OSB?

A sigla OSB significa Oriented Strand Board, ou Painel de Tiras Orientadas.

Como é produzido o painel OSB?

É produzido a partir de toras de madeira de florestas sustentáveis, 100% reflorestadas, como o Pinus. As toras são descascadas e cortadas em tiras ao longo de sua fibra. Estas tiras são secas, peneiradas e misturadas com a composição resinas de colagem à prova d’ água-parafina-inseticida anticupim. Seguem para as formadoras que formarão as 3 camadas cruzadas, para a prensagem em alta temperatura e pressão, que formará os painéis e, finalmente, para o corte definitivo.Todo este processo é totalmente automatizado, com a monitoração de câmeras e computadores.

O OSB é concorrente do MDF?

Não. O OSB é concorrente direto do painel compensado, pois ambos têm a mesma resistência e, portanto são indicados para os mesmos usos

Qual é a performance do OSB comparado a outros painéis estruturais?

O OSB tem resistência físico-mecânica, performance de arranque a parafusos e possibilidade de pintura equivalente aos outros painéis estruturais, como o compensado.Na resistência à ação d’ água, o OSB é similar ao compensado fenólico em relação ao descolamento, mas é um pouco inferior em relação ao inchamento.

O OSB resiste à água?

Não. O OSB tem uma boa resistência à umidade. À prova d’ água são as resinas de colagem utilizadas em sua produção: MDI na camada interna e fenólica na camada externa.

O OSB pode ficar exposto às intempéries?

Em usos definitivos, quando o painel ficará exposto às intempéries (fora do período de obra), recomenda-se a aplicação de 2 ou 3 demãos de stain preservativo, com manutenção a cada 18 meses. Ou a aplicação de 2 ou 3 demãos de verniz marítimo, com manutenção a cada 12 meses.

O OSB terá maior durabilidade se receber um revestimento à base de solvente?

Sim, terá uma vida útil maior, mas, como todo produto de madeira, deve receber manutenção constante.

O OSB pode receber piso cerâmico ou azulejo?

Sim. Recomenda-se um lixamento prévio, com lixa grão 100; para a aplicação, utilizar argamassa tipo “cimenticola”. Nunca usar argamassa com cal.

O OSB resiste ao fogo?

O produto satisfaz as exigências das normas estabelecidas pelo Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT, órgão que elabora e divulga as normas técnicas brasileiras. As normas prevêem resistência mínima de 30 minutos.

O OSB recebe tratamento contra cupim?

O produto é protegido contra a ação de insetos xilófagos (cupins, brocas etc) devido à adição de inseticidas na resina de colagem do produto, o que protege o painel de madeira não só externamente, mas também internamente.

O OSB é considerado isento de tratamento fitossanitário?

Sim, de acordo com a NIMF 15 (Norma Internacional para Medidas Fitossanitárias) o OSB está isento da exigência de certificação por se tratar de um painel industrializado que foi submetido ao calor e passou por um processo de colagem e pressão no seu processo de fabricação.

Fonte: <http://www.portalosb.com>